sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

MARLY MARLEY, jurada, 75 anos

Marly Marley, mais conhecida como ex-jurada do Programa Raul Gil, morreu nesta sexta-feira, 10, aos 75 anos. A atriz e diretora teatral estava internada no Hospital São Camilo desde 3 de dezembro do ano passado por causa de um câncer no pâncreas e morreu em decorrência de uma encefalopatia hepática aguda.
Nascida em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Marly era casada com o humorista Ary Toledo há mais de 40 anos. Nos anos 60, ganhou destaque ao atuar em peças e programas televisivos, como O Amor Tem Cara de Mulher e chegou a passar pelas emissoras Tupi, Excelsior, Manchete, Band, SBT e Record. Por muitos anos, atuou como jurada no Programa Raul Gil.
A ex-vedete também trabalhou ao lado de ícones do cinema brasileiro, entre eles Dercy Golçalves e Mazzaropi, em filmes como O Vendedor de Lingüiças , Casinha Pequenina e O Puritano da Rua Augusta. Sua última aparição no cinema foi em Chega de Saudade, de 2007.

O enterro de Marly Marley será realizado neste sábado, 11, no Cemitério Morumbi, às 17h.

B I O G R A F I A:
Marly Marley (Três Lagoas, Mato Grosso do Sul em 5 de abril de 1938 - São Paulo, 10 de janeiro de 2014), foi uma atriz, diretora de teatro, crítica musical, jurada musical e ex-vedete da época de ouro do rádio e televisão brasileiros, personalidade de destaque expressivo no cenário da cultura artística e musical nacional por várias décadas.
Morreu em 10 de janeiro de 2014, aos 75 anos, depois de ficar internada por um mês em um hospital de São Paulo devido a um câncer de pâncreas e apresentava metástases.

Biografia

Marly Marley nasceu em Três Lagoas (MS) em 5 de abril de 1938, e, ainda pequena, mudou-se para Lins, no estado de São Paulo, cidade que adotou de coração. Formou-se professora e psicóloga. Porém, acabou não exercendo a profissão, vindo a dedicar-se às artes. Em sua educação musical, aprendeu a tocar os instrumentos acordeão e piano, bem como teve também aulas de canto. Marly é católica.

O carnaval sempre foi outra paixão de Marly. Ao longo de dez anos participou de gravações de folias carnavalescas pelo Brasil. Toda a experiência conferiu-lhe vários predicados artísticos e culturais. Ultimamente assinava a produção e direção de peças teatrais.
Produziu e dirigiu peças teatrais, como o O vison voador. Integrou, também, junto com um corpo de veteranos da cultura musical brasileira, o jurado do Programa Raul Gil.
Foi casada por mais de quarenta anos com o humorista Ary Toledo.

Época do Teatro

Trabalhou por quinze anos como vedete nos teatros de revista. Depois, participou de operetas com Vicente Celestino. Participou ainda de comédias com Dercy Gonçalves, Mazzaropi e José Vasconcelos.

Cinema e Televisão

Em televisão, Marly passou por várias emissoras como Tupi, Excelsior, Rede Manchete, Band, SBT e Record. No cinema, estrelou três filmes com Mazzaropi, e em duas produções estrangeiras, uma mexicana e outra alemã.
Em 2008, Marly Marley participou do filme "Chega de Saudade", da cineasta Laís Bodanzky (autor de "Bicho de Sete Cabeças"), com roteiro de Luiz Bolognesi, um longa-metragem que trata do universo e dos personagens dos salões da época de ouro do rádio, teatro e televisão no Brasil. Na história, interpretou a personagem Liana.

Jurada musical

Integrou por muitos anos o corpo de jurados do Programa Raul Gil, trabalhando com o apresentador desde 1987. Com notável cultura, experiência e talento musical, é considerada a primeira dama da crítica musical brasileira.

Cinematografia incompleta