quinta-feira, 1 de novembro de 2007

ZÉLIA HOFFMAN - Atriz


Zélia Hoffman - Atriz


Nascida em 15/11/1924, no Rio de Janeiro, tem um curriculo cinematográfico que vai dos anos 50 aos 70.

A atriz, que também atuou no teatro e na televisão, foi dirigida por mestres como Roberto Farias, Carlos Manga, Adhemar Gonzaga e José Mojica Marins.Zélia Hoffman começou sua carreira artística na televisão, passando pelas pioneiras TV Tupi e TV Excelsior até a Globo.


Durante essa trajetória, apresentou programas como “A Grande Parada” e atuou em programa humorístico de Chico Anysio como Maria Tereza, esposa do Coronel Limoeiro.

A atriz estreou em 1958 no filme `No Mundo da Lua’, um dos primeiros trabalhos do cineasta Roberto Farias e que reunia os talentos cômicos de Walter D’Avila, Violeta Ferraz, Consuelo Leandro e Nancy Wanderley. Seus dois filmes seguintes foram dirigidos por Carlos Manga, um dos maiores mestres das chanchadas, `Pintando o Sete’ e `As Sete Evas’.Zélia Hoffman entra os anos 70 atuando no último filme dirigido por outro mestre, Adhemar Gonzaga, em `Salário Mínimo’. Realizado pelo criador da Revista Cinearte e do estúdio de cinema Cinédia, o filme foi bem recebido pela crítica da época.

Nesses mesmos anos 70, a atriz atuaria, em mais cinco filmes, entre eles, sob a direção de José Mojica Marins – o Zé do Caixão’, em `A Virgem e o Machão’; e de Jece Valadão em `Nós, Os Canalhas’. Principais Filmes: - `No Mundo da Lua’ (1958), de Roberto Farias;- `Pintando o Sete’ (1960), de Carlos Manga;- `As Sete Evas’ (1962), de Carlos Manga;- `Sangue na Madrugada’ (1964), de Jacy Campos;- `Salário Mínimo’ (1970), de Adhemar Gonzaga;- `Se Meu Dólar Falasse’ (1970), de Carlos Coimbra;- `Soninha Toda Pura’ (1971), de Aurélio Teixeira;- `A Virgem e o Machão’ (1974), de José Mojica Marins;- `Nós, Os Canalhas’ (1975), de Jece Valadão;- `Varão de Ipanema’ (1976), de Luiz Antônio Piá.


Zélia Hoffman retirou-se da cena artística e residiu durante muitos anos no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.

Faleceu em 29 de outubro de 2007.


Fonte: In Memorian.