sábado, 9 de junho de 2007


CARLOS ALBERTO - Ator.

O gaúcho Carlos Alberto Soares, que começou a carreira no cinema, em 1952, mas ficou conhecido como galã de novelas, sempre foi definido pelos amigos como um homem discreto. Tanto que pediu à sua família que não divulgasse sua morte, ocorrida há um mês. Carlos Alberto também era modesto: sempre dizia que não via novela, nem mesmo as que fazia, porque não se considerava um bom ator.Seu primeiro papel na TV foi em “O desconhecido”, em 1964, na Record. O sucesso veio dois anos depois, ao protagonizar sua primeira novela na TV Globo, “Eu compro essa mulher”, ao lado da atriz Yoná Magalhães, com quem foi casado entre 1966 e 1971. Carlos Alberto e Yoná formaram o primeiro par romântico da emissora e ainda repetiram a dobradinha em “A sombra de Rebeca” (1967), “O homem proibido” (1968) e “A ponte dos suspiros” (1969).Na época, o ator era reconhecido nas ruas e as fãs tentavam rasgar suas roupas na saída das gravações. Em 1970, mudou-se, junto com Yoná, para a Tupi, onde fez “Simplesmente Maria”. Voltou para a Globo em 1975, para estrelar uma novela de Janete Clair, “Bravo!”, em que interpretou um dos grandes personagens de sua carreira, o maestro Clóvis Di Lourenzo.— Conheci Carlos Alberto quando fizemos a novela “Na idade do lobo”, na Tupi. Ficamos amigos e nos reencontramos em “Bravo!”, em que eu vivia a filha dele. Ele era um homem finíssimo, reservado, discreto, um gentleman — diz a atriz Bete Mendes.


Após o sucesso em “Bravo!”, os papéis de destaque foram ficando cada vez mais raros a partir dos anos 80.Em 1986, Carlos Alberto aceitou o convite do diretor Herval Rossano para retornar à TV em “Dona Beja”, um grande sucesso da extinta Rede Manchete. Na emissora, atuou ainda em “Kananga do Japão”, “Tocaia grande” e “Mandacaru”.Em 2001, participou da minissérie “Os Maias”, na Globo.Seu último trabalho na TV foi uma ponta na novela “Chocolate com pimenta”, em que fez o papel de um juiz.Carlos Alberto era formado em geologia e literatura comparada.Trabalhou como fiscal de rendas do Estado do Rio no período em que ficou ausente da TV e chegou a candidatarse a prefeito de Maricá, no Estado do Rio.Segundo a amiga e atriz Dayse Lucidi, a síndica da novela “Paraíso tropical”, o ator tinha câncer desde o ano passado. O médico teria lhe dado o prognóstico de apenas quatro meses de vida.— Tínhamos um projeto para fazer uma peça este ano — conta outra amiga, a atriz Tereza Mayo, que trabalhou com Carlos Alberto na Globo e na Tupi. — Ele era um colega maravilhoso, gentil, um ser humano raro.O ator, de 81 anos, morreu de câncer. Na segunda-feira, data em que ele faria 82 anos, será celebrada uma missa, ao meio-dia, na Igreja Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana. Deixa a viúva Lúcia Almeida e uma filha.


Começou a carreira cinematográfica em 1952, e participou de filmes como Carnaval Atlântida, Pão de Açúcar, Ravina, Rua Sem Sol, E Eles Não Voltaram, O Craque, entre outros.Na televisão, iniciou-se na TV Record, no elenco da telenovela O Desconhecido. Depois, ao ir trabalhar na Rede Globo, foi galã das novelas Um Rosto de Mulher, Eu Compro Esta Mulher, O Rei dos Ciganos, A Sombra de Rebeca, Demian, o Justiceiro, Passo dos Ventos e A Ponte dos Suspiros, entre 1966 e 1970. Nessa época foi casado com a atriz Yoná Magalhães, seu par constante. Em 1970, os dois fazem na TV Tupi a novela Simplesmente Maria. Com o fim do casamento, ele continua na Tupi e Yoná volta para a Globo.Carlos Alberto fez ainda na TV Tupi a novela Na Idade do Lobo, com Bete Mendes, em 1972. Em 1975, volta à Globo para viver o maestro Clóvis di Lorenzo em Bravo!, novela de Janete Clair. Depois de um pausa de alguns anos, participa de várias telenovelas na Rede Manchete: Dona Beija, Novo Amor, Tudo ou Nada, Kananga do Japão, Tocaia Grande, Xica da Silva e Mandacaru. Em 2001, participa da minissérie Os Maias na Rede Globo. Foi Carlos Alberto o maior responsável pela carreira brilhante de Rubens de Falco


Teledramaturgia

2003 Chocolate com Pimenta - Juiz (participação)

2001 Os Maias - Diogo Coutinho

1997 Mandacaru - Padre Waldeck (Rede Manchete)

1996 Xica da Silva - Sargento-Mor Thomaz Cabral (Rede Manchete)

1995 Tocaia Grande - Boaventura Amaral (Rede Manchete)

1993 Sonho Meu - Fiapo

1991-Salomé - Antunes

1989 Kananga do Japão - Chico Viana (Rede Manchete)

1986 Tudo ou Nada - Alarico (Rede Manchete)

1986 Novo Amor - Marco Antônio (Rede Manchete)

1986 Dona Beija - Mota (Rede Manchete)

1979 Pai Herói - Juiz (participação)

1975 Bravo - Clóvis Di Lourenzo

1972 Na idade do lobo - Fernando (TV Tupi)

1970 Simplesmente Maria - Estevão (TV Tupi)

1969 A ponte dos suspiros - Ronaldo Candiano

1968 Passo dos Ventos - André Cristophe

1968 O Homem Proibido - Demian

1967 A sombra de Rebeca - Felipe

1966 O Rei dos Ciganos - Wladimir

1966 Eu Compro Esta Mulher - Frederico Aldama

1965 Um Rosto de Mulher

1964 O Desconhecido - Tadeu (Rede Record)


Fontes: O Globo, Wikipedia e Orkut.