sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MARA MANZAN, atriz, 57 anos


Morre aos 57 anos a atriz Mara Manzan
A atriz Mara Manzan, de 57 anos, morreu de câncer no pulmão, às 8h15 desta sexta-feira (13). Ela estava internada desde sábado (7) no Hospital Rios D’or, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde fazia tratamento. Sua última novela foi “Caminho das Índias”, como Ashima, uma indiana residente no Brasil.

Segundo o hospital, a doença já estava em fase de metástase, que teria evoluído para o óbito. Em abril de 2008, a atriz chegou a ser operada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de um nódulo no pulmão. Dez anos antes, ela já havia retirado um tumor no útero.

A doença foi agravada, segundo ela mesmo dizia, por causa de um enfisema pulmonar causada pelo cigarro, que fumou durante 40 anos. Por causa do câncer, ela precisou deixar mais cedo a novela "Duas Caras", onde interpretava Amara, para ser operada, e depois, já em "Caminho das Índias", ficou algumas semanas afastada por causa da quimioterapia.

No começo do mês de outubro, ela fez um desabafo em seu blog.

- Só da gente ter direito á vida é o suficiente pra viver sorrindo. Eu posso dizer que valorizo muito mais a vida, quero morrer bem velhinha, se possível ver meus netos grandes quem sabe ser uma biza bem animada, sempre trabalhando e trazendo alegria no coração pros meus queridos fãs que estiveram todo o tempo do meu lado me dando força, me ajudando sempre a confiar.

B I O G R A F I A:

Mara Manzan (São Paulo, 28 de maio de 1952 - Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2009) foi uma atriz brasileira.

Aos 17 anos, Mara, que na época era estudante e morava em São Paulo, foi assistir a uma peça no Teatro Oficina. E, como brinca, nunca mais saiu de lá. Se enturmou com o pessoal do teatro, passou a fazer de tudo nos bastidores, até que um dia substituiu uma atriz.

Mara sempre viveu de fazer alguma coisa relacionada às artes. Já invadiu a Corrida de São Silvestre para mostrar sua arte da pirofagia e aproveitou uma das estadas de Madonna no Brasil para cuspir fogo para a estrela, que estava hospedada num hotel em frente ao seu apartamento. Até como animadora de Carnaval, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, ela já trabalhou.

Dentre seus trabalhos destacam-se Edméia, moradora da pensão e amiga de dona Cininha (Nair Bello) na telenovela A Viagem; a empregada de Teodora (Débora Bloch), Sexta-Feira, em Salsa e Merengue; Alzira, a mãe de Lucinha (Carolina Ferraz), em Pecado Capital; a interessante Odete de O Clone (que virou um sucesso com seu bordão "Cada mergulho é um flash!"); e a dona-de-casa Janice, de Senhora do Destino.

Em março de 2008, atuando como Amara em Duas Caras, descobriu estar com câncer no pulmão, tendo sido operada pelo cirurgião Drauzio Varella em 16 de abril daquele ano. Além disso já teve câncer no útero, nos ovários (retirou o útero e o ovário por complicações).

A atriz faleceu, aos 57 anos, de câncer no pulmão, no dia 13 de novembro de 2009 no Hospital Rio’s D’or, onde fazia tratamento.

Carreira na televisão


Carreira no cinema

  • 2008 - Sexo com Amor? .... Dirce
  • 2003 - Herman .... ela mesma
  • 2000 - De Cara Limpa .... Suzy
  • 1997 - Mundo VIP .... ela mesma
  • 1982 – Bonecas da Noite