sábado, 5 de outubro de 2013

Ênio Gonçalves, ator e dramaturgo, 70 anos

O ator, diretor e dramaturgo Ênio Gonçalves, 70, morreu neste sábado (5), às 11h, em São Paulo, vítima de falência renal.
Ele estava internado há cerca de 15 dias no hospital Sancta Maggiore, no bairro do Paraíso, onde tratava insuficiência renal aguda.
Gonçalves será velado a partir das 20h, no cemitério do Araçá, no centro paulistano. O corpo será cremado neste domingo (6), às 11h, no Crematório Vila Alpina, na zona leste.
Antes de morrer, pediu alta hospitalar por um fim de semana, na semana passada, e gravou seu último trabalho, o curta-metragem de Dante Vescio, "M is for Mailbox".
Nascido no Rio Grande do Sul, onde se formou jornalista, viveu em São Paulo desde muito jovem. Ênio Gonçalves trabalhou em mais de 40 filmes, 20 novelas e 50 espetáculos teatrais.
No cinema, atuou nos longas "Filme Demência" (1985), "Anjos do Arrabalde" (1987) e "Garotas do ABC" (2004), de Carlos Reichenbach, neste último conquistou o troféu Candango de melhor ator do Festival de Brasília, em 2003, entre outros.
Atualmente está concorrendo a prêmios, no Festival do Rio de Janeiro, com "O Homem Sensorial", de Eugênio Puppo, e "Terno" de Gabriela Amaral Almeida e Luana Demange.

O ator e dramaturgo Ênio Gonçalves


Ensaio da peça teatral "O Balcão", de Jean Genet, no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia); o ator Enio Gonçalves interpreta o papel do juiz
Na TV, atuou nas novelas "Pedra sobre Pedra" (1992) e "Páginas da Vida" (2006), da Globo, e em produções da Band e da TV Cultura e das extintas TV Tupi e Manchete.
Sua maior dedicação, no entanto, foi ao teatro, onde participou de montagens como "A Visita da Velha Senhora", "Bonitinha, Mas Ordinária", "Toda Nudez Será Castigada" e "Não Me Conte Verdades" e foi dirigido por alguns dos maiores diretores do país, como Ziembinsk, Antunes Filho, Fauzi Arap e Ademar Guerra.
Além de atuar, dirigiu peças como o espetáculo "Cachorro!", indicado ao Prêmio Shell, em 2000.
"Digo apenas que, apesar de ser ator, Ênio foi a pessoa mais discreta que eu conheci na vida. Não gostava de alarde, de aparecer", disse sua mulher, Mara Faustino.
O ator também foi casado com Miriam Mehler e Maria Isabel de Lisandra e deixa duas filhas, Fernanda e Manuella Gonçalves. 

B I O G R A F I A:

 
Ênio Gonçalves (Porto Alegre, 28 de agosto de 1943São Paulo, 5 de outubro de 2013) foi um ator e dramaturgo brasileiro. Era casado com Mara Faustino e já fora casado com as atrizes Miriam Mehler e Maria Isabel de Lizandra com quem teve uma filha.
Morreu em 5 de outubro de 2013 devido a falência renal .

Carreira

Televisão


Cinema