terça-feira, 22 de janeiro de 2013

LÍDIA MATTOS, atriz, 88 anos

Morreu na madrugada desta terça-feira a atriz Lídia Mattos, aos 88 anos, vítima de uma pneumonia. A atriz estava internada no Hospital Espanhol, no Centro do Rio de Janeiro, com quadro de trombose na perna. Lígia chegou a ser internada no hospital no final do ano passado, mas voltou para casa após alta médica.
Segundo sua neta, a também atriz Vanessa Lóes, ela ficou internada por cerca de dez dias, mas foi liberada. Após uma semana em casa, Lídia voltou a se queixar da doença e retornou ao hospital para novo tratamento. O corpo de Lídia Mattos será velado a partir das 13h no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio. O enterro está previsto para as 16h. Ela deixa quatro filhos, sete netos e três bisnetos.
Com carreira no cinema e TV, Lídia começou a atuar em filmes ainda adolescente, na década de 1940. Na televisão, atuou em novelas bem sucedidas como A Próxima Vítima (1995), O Bem Amado (1973) e Selva de Pedra (1972). No cinema, seu maior destaque foi a premiação no Festival de Gramado, em 2000, como melhor atriz coadjuvante no filme Eu Não Conhecia Tururu.

B I O G R A F I A:
 
Lídia Mattos (Rio de Janeiro, 10 de outubro de 1924 — Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2013) foi uma atriz brasileira.
No cinema participou de filmes como Dedé Mamata e A Menina do Lado. Já na TV esteve no elenco de novelas importantes como Selva de Pedra, O Bem Amado, Plumas e Paetês, Brilhante e A Próxima Vítima e na minissérie O Primo Basílio.
Lídia é mãe de Dilma Lóes (de seu casamento com Urbano Lóes) e avó de Vanessa Lóes.
Morreu na madrugada de 22 de janeiro de 2013 no Hospital Espanhol, no Centro do Rio de Janeiro, onde se tratava de pneumonia.

Prêmios e indicações

Festival de Gramado - 2000
  • Vencedora: melhor atriz coadjuvante por Eu Não Conhecia Tururu.

Carreira

Na televisão

No cinema