sábado, 3 de abril de 2010

Buza Ferraz, Ator, 59 anos


Morreu na madrugada de sábado, 3 de abril, no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, o ator, diretor e produtor Alberto Buza Ferraz, 59 anos, vítima de uma parada cardíaca. Buza Ferraz deixa cinco filhos. Em 2008, ele participou dos seriados "Malhação" e "Casos e Acasos" da TV Globo. A estreia de Buza Ferraz aconteceu aos 19 anos, na montagem da primeira versão brasileira do musical "Hair", que projetou a atriz Sônia Braga. Na época, esse musical fazia enorme sucesso nos EUA.

Na televisão, Buza Ferraz apareceu inicialmente na primeira versão da novela "Selva de Pedra", em 1972, contracenando ao lado de Francisco Cuoco, Regina Duarte e da saudosa Dina Sfat. Participou também de outras produções da
Rede Globo como as novelas "O Rebu" (1974-1975), "Brilhante" (1981), "Final Feliz" (1982), "Pedra Sobre Pedra" (1992) e "Páginas da Vida" (2006), e das minisséries "Meu Marido" (1991) e "Labirinto" (1998).

A participação de Buza Ferraz na TV era irregular. Obteve grande projeção durante a novela "O Rebu", onde aparecia em um triângulo amoroso com os personagens vividos pela estreante Bete Mendes e o consagrado Ziembinski, quando o homoerotismo apareceu pela primeira vez em uma telenovela brasileira.

Buza Ferraz atuava também no teatro e principalmente no cinema. No seu currículo de produtor, constam os filmes: "Xica da Silva", "Eu sei que vou te amar" e "Estorvo". Juntamente com Luiz Carlos Lacerda atuou na direção do filme "For All - Trampolim Para Vitória" (1997). Como ator apareceu em "Elvis e Madona" (2008), dirigido por Marcelo Laffitte.

No teatro, Buza Ferraz atuou como ator, diretor e tradutor de peças tais como: "Policarpo Quaresma", "Mistério Bufo", "Cabaré Valentin", "Poleiro dos Anjos", "Musical dos Musicais", "Serafim Ponte Grande" e "Beijo no Asfalto".

B I O G R A F I A
Alberto Paula "Buza" Ferraz (Rio de Janeiro, 1 de maio de 1950 - Rio de Janeiro, 3 de abril de 2010) foi um ator e diretor brasileiro.

Dirigiu o filme For All - O Trampolim da Vitória, em 1997, junto com Luiz Carlos Lacerda.

Em 1975, participou da novela O Rebu, da Rede Globo, cujo personagem Cauê, tinha um caso com o milionário Conrad Mahler, interpretado por Ziembinski. Era a primeira vez em que a homossexualidade foi abordada em uma telenovela brasileira. No texto, escrito por Bráulio Pedroso, o milionário assassina a namorada de Cauê, o que se torna o grande mistério da trama. Mas a história foi censurada.

Recentemente, dirigiu em conjunto o Espaço Telezoom, um centro cultural não governamental, situado na Rua Dias Ferreira, no Leblon, cuja proposta era oferecer ao público uma programação diversificada e de qualidade.

Faleceu no dia 3 de abril de 2010, às 2h15min da madrugada, após sofrer três paradas respiratórias no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro Foi enterrado na tarde do mesmo dia no cemitério São João Batista, em Botafogo.


Carreira


Televisão


Cinema