domingo, 5 de abril de 2009

ISOLDA CRESTA, atriz, 79 anos


Morre a atriz Isolda Cresta em hospital no Rio
A atriz Isolda Cresta, 79, morreu na manhã deste sábado no Hospital Terceira Ordem do Carmo, após ser vítima de um infarto. O corpo da atriz é velado desde às 16h na capela 7 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio.
Cresta, que morava sozinha, passou mal ontem à noite quando estava em casa e foi socorrida pela sua filha. De acordo com o marido de uma das suas netas, Gustavo Guenzburguer, a atriz teve um infarto leve na noite de ontem (3) e sofreu mais dois infartos, na manhã de hoje. Ela estava internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do hospital.
O corpo da atriz será enterrado no domingo (5) às 11h, no Cemitério São João Batista.
A atriz participou de várias novelas na Rede Globo, entre elas "O Bem Amado", "Pecado Capital", "Marron Glacê" e "Duas Vidas". Além disso, teve uma carreira grandiosa no teatro e encenou sucessos como "Um bonde chamado Desejo" e "O Botequim". Ela deixa uma filha, quatro netos e três bisnetos.

(Rio de Janeiro 18/06/1929 - Rio de Janeiro em 04/04/2009).
Nascida Isolda da Costa Pinto, a atriz teve importante participação na vida teatral carioca, tendo trabalhado com nomes como Paulo Autran e Procópio Ferreira.
Era formada pela Fundação Brasileira de Teatro - FBT, escola de artes cênicas fundada em 1955 pela atriz Dulcina de Morais, responsável pela profissionalização de várias gerações de artistas.Em 1965, Isolda Cresta participava do espetáculo "Electra", com o Grupo Decisão. Em certa tarde o teatro é invadido pela polícia, que vem prender o autor por incitação contra o regime, cumprindo ordens dos militares.
O ridículo do episódio complica-se semanas após, quando Isolda Cresta é detida pela polícia após uma apresentação. Ela foi presa por ter lido na véspera um manifesto contra a intervenção na República Dominicana.Participou de importantes trabalhos no teatro, como as peças "Gota D´Água", "Bocage", "Electra", "Romanceiro da Inconfidência", "O Burguês Fidalgo".
No cinema fez "Viagem aos Seios de Duilia", "Os Inconfidentes", "A Rainha Diaba", "O Segredo da Rosa", "A Noiva da Cidade" e "O Homem da Capa Preta". Na TV, Isolda Cresta participou de "O Bem Amado", "Escalada", "Pecado Capital", "O Feijão e o Sonho", "Duas Vidas" e "Bandidos da Falange" na Globo e da minissérie "Capitães da Areia" na TV Bandeirantes. Em 2005, participou do vídeo "Chá!!! ou Compota mas não Breca", ao lado de suas amigas Maria Lúcia Dahl, Maria Regina e Thaís Portinho. O vídeo foi uma produção de Carolina Teresa Zampar, José Marques Neto e Ayrton Luiz Baptista Junior.Isolda Cresta faleceu no Hospital Ordem Terceira do Carmo, no Centro do Rio, vítima de infarto.
Ela tinha 79 anos e deixou uma filha, quatro netos e três bisnetos.
Fontes: Dramaturgia Brasileira, Acervo MofoTv, Site Cultura Brasileira, Site G1, IMDB.