sábado, 29 de janeiro de 2011

GEÓRGIA GOMIDES, atriz, 73 anos

A atriz paulistana Geórgia Gomide, que atuou em mais de sessenta novelas, começando em 1963 na TV Tupi, e protagonizou o primeiro beijo gay da história da TV brasileira, no teleteatro Calúnia, no mesmo ano, morreu neste sábado (29), aos 73 anos, de infecção generalizada, em São Paulo. O velório será no hospital Beneficência Portuguesa, na Bela Vista (região central de São Paulo), e ela deve ser enterrada no cemitério da Consolação. 

Nascida em 1937 no elegante bairro dos Jardins, de uma tradicional família de artistas, intelectuais e diplomatas, Elfriede Helene Gomide Witecy começou a se destacar pela beleza ainda na adolescência, nos bailes do Clube Pinheiros, onde foi eleita "a mais bela esportista". A beleza chamou atenção do produtor da TV Tupi Fernando Severino. Atuou em dezenas de teleteatros, formato tradicional dos primórdios da TV brasileira, como Tereza, onde, no papel de vilã, chegou a apanhar na rua. Em Calúnia, ela escandalizou a sociedade ao protagonizar uma professora lésbica. 

A primeira novela foi Moulin Rouge, a Vida de Toulouse-Lautrec, em 1963. Os personagens mais marcantes foram Ana Terra em O Tempo e o Vento, na TV Excelsior, Clara em As Pupilas do Senhor Reitor, na Record e Clotilde em Éramos Seis, na Tupi. Mais recentemente atuou na Globo, em Vereda Tropical, Quatro por Quatro, Anos Rebeldes, Kubanacan e Malhação, onde viveu a Mamma Francesca. No SBT, participou do remake de Direito de Nascer. No cinema, atuou em filmes dos Trapalhões e de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, como Exorcismo Negro, de 1974. 

B I O G R A F I A: 

Elfriede Helene Gomide Witecy, mais conhecida como Geórgia Gomide, (São Paulo, 17 de agosto de 1937São Paulo, 29 de janeiro de 2011) foi uma atriz brasileira.

Geórgia Gomide trabalhou na TV Tupi, TV Excelsior, TV Record, TV Globo e SBT, entre outras. Participou de várias novelas importantes como Redenção, As Pupilas do Senhor Reitor, Éramos Seis e O Direito de Nascer. Na TV Globo seus maiores sucessos foram como a dona da cantina italiana Bina em Vereda Tropical de Carlos Lombardi e a maquiavélica Donana na novela de Ivani Ribeiro Hipertensão, além das minisséries Anos Rebeldes e O Quinto dos Infernos.

Em Calúnia (teleteatro de 1963 na TV Tupi) protagonizou o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo da história da TV brasileira, escandalizando a sociedade ao representar uma professora lésbica
Morreu dia 29 de janeiro de 2011, aos 73 anos, de infecção generalizada.

Trabalhos na televisão



Trabalhos no cinema