segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

LUIZ CARLOS TOURINHO - Ator


Luiz Carlos Tourinho (Niterói, 16 de maio de 1964 — Niterói, 21 de janeiro de 2008) foi um ator brasileiro.


O ator Luiz Carlos Tourinho, o Nezinho de "Desejo Proibido", morreu às 7h10 de hoje, vítima de um aneurisma cerebral, segundo informações da assessoria do Hospital de Clínicas de Niterói, no Rio de Janeiro.

Nas primeiras horas do dia, o ator começou a se sentir mal e foi levado para o hospital, onde deu entrada na emergência com parada cardiorrespiratória.


Biografia
Formado pelo
Teatro Tablado, Tourinho foi principalmente um ator de teatro. Iniciou sua carreira ainda na adolescência, num episódio da série Caso Verdade, em 1984. Sua primeira aparição de destaque na televisão foi na minissérie O Cometa, em 1989, na Rede Bandeirantes, que protagonizou ao lado de Carlos Augusto Strazzer.
Algum tempo depois, passa a participar com freqüência de vários humorísticos da
Rede Globo, como Escolinha do Professor Raimundo e Chico Total. No cinema, tem vários papéis de destaque em filmes de Xuxa Meneghel. Outro destaque foi For All: O trampolim da vitória (1997), no qual interpretou o faxineiro Sandoval.
Um dos maiores sucessos de sua carreira foi o personagem Edilberto, o desastrado assistente de Uálber Cañedo"(
Diogo Vilela), em Suave Veneno 1999. No ano seguinte, entrou para o elenco do programa Sai de Baixo, como o porteiro puxa-saco Ataíde, que ficou até o fim do programa, em 2002.
"Piu Piu", como era conhecido entre os amigos, destacava-se pela agilidade e expressão corporal, resultado de anos praticando
ginástica olímpica. Tourinho também atuava como professor de teatro. Morreu em 21 de janeiro de 2008, aos 43 anos, vitimado por um aneurisma cerebral, que já havia se manifestado meses antes - o ator já havia tido um acidente vascular cerebral em 2004, do qual se recuperara totalmente.


Trabalhos na TV
1984 A Principal causa do Divórcio (Caso Verdade)
1989 O Cometa - Miguel
1990 Escolinha do Professor Raimundo - Pedro Vaz Caminha
1993 Você Decide - "Sinuca de Bico"
1994 Era Uma Vez - Banshee
1996/1997 Chico Total
1996 Caça Talentos - Fred
1999 Suave Veneno - Edilberto
2000 Sai de Baixo - Ataíde
2001 Gente Inocente
2005 Sítio do Picapau Amarelo - Mefisto
2003 Xuxa no Mundo da Imaginação
2003 Kubanacan - Jack Everest
2004/2007 Sob Nova Direção - Franco
2007/2008 Desejo Proibido - Nezinho

No cinema
1997 For All - O Trampolim da Vitória - Sandoval
2001 Tainá - Uma Aventura na Amazônia - Smith
2002 Xuxa e os Duendes 2 - Sant
2004 Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida - Curupira
Quando morreu, participava da telenovela
Desejo Proibido, da Rede Globo.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

OLAYR COAN - ATOR



Olayr Coan - Ator


Ator Olayr Coan é enterrado no interior de SP

O ator, autor e diretor teatral Olayr Coan foi enterrado no fim da tarde desta segunda-feira em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Coan morreu na madrugada de sábado, em decorrência de um um acidente automobilístico na rodovia Castello Branco.

O artista estava no elenco do espetáculo "O Mala", com estréia prevista para a sexta (4) no Teatro Folha, em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da peça, o ator participou dos ensaios da peça realizados ontem à noite.

Depois, partiu rumo a Porto Feliz, sua cidade natal, onde passaria o Ano Novo com a mãe e os cinco irmãos, mas acabou sofrendo o acidente.

Coan morreu aos 48 anos em acidente automobilístico na rodovia Castello Branco Ainda não foi definido se a estréia de "O Mala" será adiada. A equipe do espetáculo deve se reunir na próxima quarta-feira (2) para tomar essa decisão. Solteiro e sem filhos, Olayr Coan completaria 49 anos em 7 de janeiro.

Entre os últimos trabalhos do artista, destacam-se "Toda Nudez Será Castigada", de Nelson Rodrigues, peça na qual atuou, em 2006. Dirigiu, em 2007, o espetáculo "Drácula" --experiência de rádio-teatro inspirada no clássico de Bram Stocker--, no Teatro Cultura Inglesa, em São Paulo, e "A Lua sobre o Tapete", que fez temporadas de sucesso no Centro Cultural São Paulo e no Teatro Fábrica São Paulo. Em 1998, Olayr Coan foi indicado ao Prêmio Shell de melhor ator em São Paulo, por sua atuação no monólogo "A Confissão de Leontina", adaptação do famoso texto de Lygia Fagundes Telles. Nos últimos anos, ele também ministrou cursos de montagem e interpretação teatral, em instituições como Faap e Escola de Atores Wolf Maya. Formado pela Escola de Arte Dramática (EAD-USP), Olayr Coan integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), dirigido por Antunes Filho, onde trabalhou em 'Macunaíma', 'Nelson 2 Rodrigues' e 'Romeu e Julieta'.