O carioca Paulo Autran morreu nesta sexta-feira (12) aos 85 anos.
A informação foi confirmada pelo Hospital Sírio-Libanês (centro de SP), onde ele estava internado em estado grave. Corpo de Paulo Autran deve ser cremado Ele já havia sido internado no sábado passado (5) e recebido alta na terça-feira (9). Paulo Autran fazia tratamento de rádio e quimioterapia. O ator estava sob os cuidados médicos de Drauzio Varella.
Segundo nota do hospital, o ator morreu às 16h10.
O corpo de Paulo Autran será velado na Assembléia Legislativa de São Paulo, na zona sul da capital paulista, a partir das 19h de hoje. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês.
Carreira
Paulo Autran nasceu em 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro. Mudou-se ainda pequeno para São Paulo, onde viveu desde então. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, chegou a abrir um escritório antes de assumir a carreira artística. Desapontado com a profissão de advogado, participou de algumas peças teatrais amadoras, tendo sido convidado a estrear profissionalmente com a peça Um Deus dormiu lá em casa, com direção de Adolfo Celi, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).
No começo relutou, afirmando não ser ator profissional.Entretanto, após receber o incentivo de sua grande amiga Tônia Carrero, famosa atriz brasileira, aceitou o desafio. A peça, que estreou para o grande público no dia 13 de dezembro de 1949, tornou-se um grande sucesso, rendendo inclusive alguns prêmios para o jovem ator.
Após seu primeiro êxito comercial, Autran resolveu largar a advocacia e passou a se dedicar exclusivamente a carreira artística, dando prioridade ao teatro, sua grande paixão. Chegou a atuar em alguns filmes e telenovelas, mas é no palco que desenvolve sua arte e se tornou conhecido, vindo a receber a alcunha de "O Senhor dos Palcos".
Durante sua carreira, estabeleceu importantes parcerias. Entre elas, com diretores como Adolfo Celi, Zbigniew Ziembiński e Flávio Rangel; e atrizes, como Tônia Carrero e Karin Rodrigues. Estreou seu 90º espetáculo em 2006, a peça O avarento, de Molière.
Confira os trabalhos de Paulo Autran:
Trabalhos na televisão
1998 - Hilda Furacão (minissérie) .... padre Nelson
1990 - Brasileiras e brasileiros
1987 - Sassaricando .... Aparício Varella
1983 - Guerra dos sexos .... Otávio de Alcântara Rodrigues e Silva (Bimbo)/Dominguinhos
1981 - Os imigrantes .... Paco Valdez
1979 - Pai herói .... Bruno Baldaracci (Nuno)
Trabalhos no cinema
2006 - O ano em que meus pais saíram de férias
2006 - A máquina
1999 - Tiradentes
1999 - Oriundi
1988 - Fogo e paixão
1987 - O país dos tenentes
1967 - Terra em transe, de Glauber Rocha
1954 - É proibido beijar
1953 - Destino em apuros 1
1953 - Uma pulga na balança
Hoje faleceu um dos maiores nomes da TV e do Teatro Brasileiro, o grande ator PAULO AUTRAN. Nossos sentimentos aos Familiares, amigos e fãs do "Senhor dos Palcos" como era conhecido. Prestamos um tributo a Paulo Autran, que hoje se torna mais uma Estrela na Constelação dos Artistas Inesquecíveis da TV!